Como Tratar Leptospirose, Causas Sintomas, Como se Pega


por Daniel | Em Ciência.

A leptospirose é uma doença causada por uma bactéria que afeta as pessoas e animais e que pode matar, foi descoberta em 1907 através de uma autopsia em um rim, entretanto já existem casos de morte causada pelos mesmos sintomas e causas desde o ano de 1886.

cuidados sintomas tratamento Leptospirose

Leptospirose é uma doença febril, aguda e que possivelmente pode se tornar grave, causada pela bactéria Leptospira interrogans, a leptospirose pode acontecer no mundo inteiro com exceção dos polos do planeta, que são frios o suficientes para não deixar a bactéria de leptospirose viver.

Pode ocorrer em qualquer pessoa de qualquer sexo e idade, entretanto em 90% dos casos a evolução da bactéria no organismo é benigna.

Como é uma zoonose a leptospirose é transmitida de animais como cachorro, rato, porcos, enfim, qualquer roedor, suíno, canino ou bovino pode transmitir, entretanto para não se pegar a leptospirose basta tomar cuidados simples.

Sintomas da Leptospirose

A leptospirose é na maioria dos casos autolimitada, isso quer dizer que os sintomas começam a evoluir rapidamente porém depois de alguns dias que vai de 3 a 4 dias costuma regredir, mas não se deve acreditar nesta melhora já que é normal da doença que se não tratada pode ser fatal.

Se não tratada corretamente a leptospirose para causar ictéricia, hemorragia, complicações renais, torpor, coma, são esses os sinais de que a doença está em um estado avançado que é classificado como grave.

Os sintomas da leptospirose são:

  • Febre alta que começa de repente;
  • Mal estar;
  • Dor muscular;
  • Dor de cabeça;
  • Dor no tórax;
  • Olhos vermelhos;
  • Tosse;
  • Cansaço;
  • Calafrios;
  • Náuseas;
  • Vômitos;
  • Diarreia;
  • Desidratação;
  • Manchas vermelhas pelo corpo;
  • Meningite.

Como se Pega, Transmissão da Leptospirose

Como é uma zoonose a leptospirose é transmitida através de animais, entretando não é tocando ou acariciando um animal que você vai ser infectado.

Os animais mesmo que vacinados e bem tratados podem portar a bactéria que é eliminada na urina, só em contato com a urina de um animal se pode pegar a leptospirose, além disto é necessário que a pele que entre em contato com a urina do animal esteja machucada, ou pelos olhos, nariz ou boca, isso facilita a entrada da bactéria no organismo.

Por isso a preocupação de se pegar leptospirose quando você acontecem enchentes nas cidades, normalmente no esgota se encontra uma grande quantidade de ratos, além de te cachorros espalhados pela rua, a mistura da urina com a água acaba fazendo com que ela fique contaminada com bactérias que irão infectar pessoas desinformadas que não tomam ou não tem como tomar os devidos cuidados.

Como Saber se Tem Leptospirose

Em sua primeira faze a leptospirose pode ser confundida com doenças como a gripe, dengue, malária e hepatite, isso porque todas estas doenças tem sintomas parecidos.

Então se você começou a ter os sintomas depois de estar em contato com água contaminada que foi de enchente, rio, poça é bom fazer um exame especifica para saber se você está portando as bactérias da leptospirose, quanto antes for feito o diagnostico, mais rápido será feito o tratamento correto e consequentemente a cura.

Como Tratar a Leptospirose

O tratamento das pessoas que contraíram leptospirose pode ser realizado em casa, isso se a doença não estiver em seu estado grave, ele é feito principalmente com a hidratação do corpo.

Não deve ser utilizado nenhum medicamento sem a prescrição de um médico, alguns medicamentos para dor ou febre podem aumente os riscos de sangramento além de hemorragias digestivas e reações alérgicas.

Entretanto se a pessoa tiver uma forma grave de leptospirose é necessário a internação já que provavelmente será necessário além de um tratamento mais intensivo, fazer diálise peritoneal para tratar a insuficiência renal que os casos mais graves costumam ocasionar.

Cuidados para Não Pegar Leptospirose

Os cuidados são fundamentais para que você fique longe dessa doença que em estágios inicias não é grave mais o quadra pode evoluir causando até a morte do paciente.

Medidas como :

  • Ferver a água que vai consumir;
  • Lavar bem os alimentos, especialmente aqueles que podem estar em contato com urina de animis;
  • Vacinar seus animais de estimação;
  • Utilizar botas de borracha e luvas para evitar o contato com água possivelmente contaminada;
  • Não sair na água durante enchentes.

São dicas básicas, mas que podem auxiliar para que você não seja mais uma vitima da leptospirose.

Wikipedia

← Previous

10 Responses to “Como Tratar Leptospirose, Causas Sintomas, Como se Pega”

  1. marcelle disse:

    eu achei otimo tem bastante coisa

  2. marcelle disse:

    eu achei legal tem muita coisa

  3. carlos henrique de barros disse:

    gostei

  4. ezequiel disse:

    quero sabe como que se pega para eu saper e n pega e transanto eu fazendo sexo

  5. izabella disse:

    No fundo de casa havia urina de rato, logo depois que vi deixei o local contaminado de molho com candida e sabão em pó, depois de 20 minutos lavei o local, e porém vi que tinha um machucado no pé, e tinha entrado em contato, queria saber se mesmo eu ter deixado com a candida e o sabão em pó de molho, e ter tido contato com a água depois de lavar, posso pegar leptospirose… Obrigado e aguardo a resposta

  6. Artur disse:

    Eu gostaria de saber como eu fico longe de coisas asquerosas!!:D

  7. carlo disse:

    gostei

  8. btdjd nuvdjif jkcvdi disse:

    Legal,mas poderia ter mais coisa

  9. baa baaaa disse:

    Legal, mas poderia ter bem mais coisa

  10. Hunter disse:

    “Como Tratar a Leptospirose” Existe um erro de portugues….

    Estivar = Estiver

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado Campos obrigatórios são marcados *