Elaborar um Currículo Corretamente


por Daniel | Em Revelação.

Elaborar um currículo corretamente não é uma das coisas mais fáceis a se fazer, é preciso de uma serie de características e dependendo do tipo de cargo que se almeja o ato de elaborar um currículo deve ter algumas peculiaridades.

elaborar-um-currículo

Para cada profissão o modo de elaborar um currículo se diferencia, por exemplo, para pessoas que querem elaborar um currículo para área de publicidade ele pode ser mais espontâneo, mostrando a sua criatividade, o mesmo vale para o pessoal de design, entretanto outras profissões exigem maior seriedade, mas de qualquer forma em alguns pontos para elaborar um currículo é preciso fazer igual, deixar as coisas claras.

Dicas para Elaborar um Currículo Bom

  • A primeira dica para elaborar um currículo bom é a objetividade, é preciso ir direto ao ponto sem ficar enrolando, pessoas que trabalhos com seleções tem uma imensidão de currículos para ler todos os dias, então não podem perder tempo lendo “enchimento de linguiça”, vá direto ao ponto.
  • Para não errar quando for elaborar um currículo não o faça grande, o ideal é que se tenha uma página, no máximo duas, a não ser cargos como professor aos quais exigem mais dados dos candidatos.
  • Não precisa incluir documentos pessoais como CPF e RG, estes irão ser solicitados quando você for selecionado, então os dados pessoais que deve ser colocados no currículo são o nome, idade, estado civil e contatos, coloque a carteira de habilitação se for exigida no cargo.
  • Não coloque foto, a não ser que seja solicitado ou então a vaga dependa da sua imagem.
  • Quando for elaborar o currículo não precisa colocar todas as fazes da vida escolar, se você fez graduação ou doutorado é sinal que passou por todas as outras fazes, certo? Entretanto os cursos profissionalizantes e técnicos devem ser colocados de forma rápida.
  • As experiências profissionais não exigem detalhes sobre o que se fez na função, o ideal é que se tenha o nome da empresa, cargo e período ao qual se trabalhou.
  • Nunca ao elaborar um currículo se deve mentir, além de ser antiético é considerado crime.
  • Outra dica importante quando for elaborar um currículo é tomar muito cuidado com os erros de português, estes podem ser o fator determinante para eliminar um candidato que está concorrendo a vaga.
  • Assim como não se deve mentir ao elaborar um currículo também não é bom omitir alguma característica que você tenha, principalmente se for portador de necessidades especiais, alias esse pode ser um diferencial já que empresas com certa quantidade de funcionários é obrigada a empregar pessoas com deficiência, mas o importante é fazer por merecer a vaga.

Como Elaborar um Currículo sem ter Nunca Trabalhado

Ai está um grande problema a algumas pessoas que querem elaborar um currículo entretanto não tem experiência profissional, mesmo nunca sendo efetivado ainda se tem o que incluir no currículo.

É importante ao elaborar um currículo para sua primeira vaga profissional que se coloque os estágios, trabalhos de faculdade, trabalhos voluntários além de cursos.

← Previous

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado Campos obrigatórios são marcados *